Pandemia pelo Coronavírus – COVID19

Introdução

No final do ano de 2019, casos de pneumonia, associados a insuficiência respiratória grave, começaram a surgir na província de Wuhan- China, o que levou a descoberta de um novo vírus causador de infecção respiratória – o Coranavírus – COVID-19. Tínhamos então os primeiros casos de Coronavírus.

No início de Fevereiro de 2020, aproximadamente 45.000 casos já haviam sido notificados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, acometendo aproximadamente 26 países, à época. Hoje, já são mais de 160.000 infectados notificados a OMS em 126 países.

Em países como a Itália, Iran e agora a Espanha, as medidas de controle foram implementadas, provavelmente, mais tardiamente, e o que se observou foi uma explosão de casos graves, exaustão dos sistemas de saúde e escassez de insumos e suprimentos de saúde. Por outro lado, em países como o Japão, Coreia do Sul e na própria China, as medidas de controle empregadas, como o isolamento social, higienização e prevenção, se mostraram bastante eficazes. Portanto, a situação clama ações emergenciais.

Em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias locais e internacionais, nas duas unidades de nosso escritório, estamos tomando as seguintes providencias:

  • As reuniões presenciais que não sejam por absoluta necessidade de serviço devem ser evitadas, e o uso de tecnologias, como chamada por vídeo ou smartphone, deve ser priorizado. Caso seja necessária reunião presencial, recomenda-se que não haja aglomeração de pessoas e que seja mantida uma distância de um metro entre cada integrante, evitando o cumprimento através de aperto de mãos, beijos ou abraços.
  • Recomendamos que viagens pessoais e eventos pessoais com aglomeração de pessoas sejam evitados, a não ser que sejam por absoluta necessidade. Viagens profissionais estão suspensas por, no mínimo, 15 dias.
  • Funcionaremos, durante os próximos 15 dias, em regime de plantão, com um advogado e um estagiário em cada unidade. Os demais colaboradores, sócios, associados, estagiários e/ou para-legais, trabalharão remotamente, em regime de home office.

O que você precisa fazer para dificultar o avanço do Coronavírus, que tem alta taxa de transmissibilidade:

  1. HIGIENIZAR AS MÃOS, com água e sabão, e corretamente com álcool gel 70%; A técnica deve durar pelo menos 20 segundos e higienizar toda a superfície das mãos (unhas, dorso das mãos, interdígitos);
  2. HIGIENIZAR AS MÃOS toda vez que tocar em objetos de uso comum: maçanetas de porta, descargas, torneiras, interruptores, corrimãos de escada, dispositivos eletrônicos, mouses, computadores, canetas, celulares, etc;
  3. HIGIENIZAR AS MÃOS antes e após tocar sua face (região da boca, nariz e olhos) ou de outras pessoas;
  4. HIGIENIZAR os objetos e superfícies comuns;
  5. EVITAR aglomerações e ambientes fechados, pois, pessoas aparentemente sadias podem ser transmissores;
  6. MANTER DISTÂNCIA de pelo menos 1 metro de pessoas com sintomas respiratórios;
  7. NÃO COMPARTILHAR alimentos do seu prato objetos ou utensílios de uso pessoal (copos, pratos, talheres, toalhas, lenços etc);
  8. PRATICAR as regras de etiqueta respiratória;
  9. DESCARTAR as Máscaras e LENÇOS de forma segura e HIGIENIZAR AS MÃOS APÓS O DESCARTE;
  10. SE ADOECER: PROCURAR orientação da autoridade de saúde/sanitária local e evitar contato com pessoas portadoras de doenças crônicas ou imunidade baixa.
  • Os sintomas do COVID-19 também são respiratórios.
  • É transmitido por gotículas das secreções respiratórias (tosse, espirro, saliva) e OCULARES.
  • Pode permanecer no ambiente.
  • É facilmente inativado por ÁLCOOL a 70%.
  • A infecção pode ser mais agressiva em pessoas portadoras de doenças CRÔNICAS (cardíaca, pulmonar, Renal) ou com algum comprometimento da IMUNIDADE (diabetes, transplante, uso de corticoide, idoso, Gestante etc.).
  • Até o momento ainda não há uma vacina ou medicamento específico.

Etiqueta da Tosse

Certos de contar com a compreensão de todos acerca do delicado momento que o país atravessa, informamos e reiteramos nosso compromisso com a saúde e com a justiça.

Estaremos ao inteiro dispor para atendê-los em quaisquer emergências, através dos telefones de nossas unidades, telefones celulares e e-mails, todos de conhecimento geral. Ao mesmo tempo, permanecemos alertas acerca do funcionamento de nossos tribunais e repartições públicas, sem prejuízo de qualquer tarefa porventura necessária durante esse período.

Temos a confiança de que, como a colaboração e o empenho de todos, em breve retornaremos às nossas atividades normais.

RODRIGO RIBEIRO & OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS